DOENÇAS VASCULARES
Varizes são veias que se tornaram dilatadas e tortuosas devido ao enfraquecimento de suas paredes e à falha de funcionamento de suas válvulas. É uma doença crônica, evolutiva, que causa desde incômodo estético até sintomas com grande prejuízo a qualidade de vida.
Possui múltiplos fatores de risco como herança familiar, sexo feminino, sedentarismo, gestações, uso de anticoncepcional ou reposição hormonal, obesidade, entre outros.
Doença causada pela formação de um coágulo (trombo) dentro de uma veia profunda, obstruindo parcial ou totalmente este vaso e dificultando o retorno de sangue ao coração.
Este quadro pode causar dor e inchaço e pode evoluir com gravidade caso o trombo se desloque do local de origem até o pulmão, através da corrente sanguínea, causando uma doença conhecida como Embolia Pulmonar.
Doença em que há estreitamento ou obstrução dos vasos sanguíneos arteriais devido a deposição de gordura, cálcio e células inflamatórias em suas paredes. Essa formação de placas ateroscleróticas obstrutivas dificulta a progressão do sangue, oxigênio e nutrientes para os tecidos dos membros como músculos e pele.
É assintomático na maioria dos pacientes, mas pode causar dor ao deambular, feridas de difícil cicatrização ou necroses.
Erisipela é uma doença infecciosa que acomete a pele (derme e tecido subcutâneo), frequentemente acometendo vasos linfáticos. É causada por bactérias que, em geral, adentram a pele por uma "porta de entrada": micoses, úlceras, pequenos traumas. Acomete principalmente os membros inferiores.
Causa dor, vermelhidão e inchaço local. Pode cursar com o surgimento de bolhas. Além de sintomas sistêmicos como febre, mal estar, inapetência.
É caracterizado por uma lesão, complicada por infecção, nos pés de pacientes diabéticos. Os principais fatores de risco são a perda de sensibilidade nos pés, conhecida como Polineuropatia diabética, deformidades ósseas e traumas.
É responsável pela maioria das amputações em membros inferiores. Por isso, deve ser reconhecida o mais precocemente possível porque o início rápido do tratamento reduz os riscos de amputação e óbito.
Doença causada pela formação de um coágulo (trombo) dentro de uma veia superficial, obstruindo parcial ou totalmente este vaso. Em geral, ocorre em veias dilatadas e tortuosas, as varizes. Mas pode acometer também veias sadias, como por exemplo após a punção de veias em braços.
Este quadro causa dor local, vermelhidão, endurecimento no local da veia e pode progredir para uma Trombose Venosa Profunda.